Você não faz ideia do que é o onboarding? Hoje queremos te introduzir no assunto e já te dizer algumas coisas que de forma alguma podem deixar de existir no processo de onboarding da sua empresa.

O que é onboarding?

O termo “onboarding” vem da língua inglesa e significa “embarque”. Traduzindo para a língua dos recursos humanos, o termo significa “integração”, ou seja, aquele processo todo que é feito com os recém-contratados para que eles conheçam e se integrem com o ambiente e o time da empresa. 

Isso pode ser feito de forma remota (onboarding digital) ou de forma presencial. 

Para te ajudar a ter um grupo de colaboradores alinhados e felizes em fazer parte da sua empresa e como consequência, diminuir a taxa de turnover, aqui vão 3 coisas que não podem faltar no processo de onboarding:

Fale do propósito da sua empresa.

Toda empresa precisa ter uma missão, visão e valores pré-estabelecidos, em vista de que tudo isso atribui um propósito para o serviço de seus funcionários, com isso eles saberão que não estão lá apenas para gerar lucro, e sim por algo que visa transformar a sua área de atuação.

Então, aproveite esse primeiro tempo de seu novo colaborador na empresa para apresentar o que seu negócio acredita e busca cumprir, mostre desde o começo que o objetivo não é só sobre dinheiro.

Explique com clareza quais são as atribuições do cargo e os benefícios.

É fundamental nesta etapa contar com o superior imediato do seu funcionário, pois ele saberá os pontos críticos do cargo e poderá explicá-los de forma certeira. 

Comece falando sobre as principais obrigações, ou seja, Quem é seu superior imediato? Seus subordinados? Quais são os processos mais importantes?…

Depois, fale também dos benefícios do cargo, como exemplo: Como funciona o benefício? Existe adicionais? Qual o salário e as respectivas datas de pagamento?

Não esqueça de mostrar ao novo colaborador a importância que ele possui dentro da sua empresa.

Apresente as instalações e o time da empresa.

Segundo pesquisas, as pessoas passam em média ⅓ do seu tempo em seu local de trabalho, por isso é muito importante que o novo colaborador conheça todo o lugar para que ele se sinta a vontade de estar ali nesse tempo.

Para melhorar ainda mais o sentimento de acolhimento ou de “estar em casa” de seu recém-contratado, não esqueça de apresentar aquele time de pessoas que passaram grande parte do tempo juntos com ele, deixe com que os veteranos deem boas vindas e expressem estarem realmente felizes por poderem trabalhar em conjunto.

Agora você está equipado e preparado com essas 3 dicas para o processo de onboarding ser um sucesso dentro da sua organização! Não deixe de acompanhar nosso  blog para ter acesso a mais artigos como esse.

Leia Também – Recrutamento e seleção: O que é e 3 formas de fazer corretamente

Sobre o Autor

3 Comentários