fbpx
Liderança Organizacional: O que é e 3 dicas para desenvolvê-la.

Você sabe como desenvolver a liderança organizacional?

O avanço do mercado, em todos os segmentos, exige questões como adaptação à tecnologia, melhoria no ambiente de trabalho e boas lideranças, para produzir o crescimento de uma organização.

Nesse contexto, os líderes precisam ser capazes de gerenciar tanto processos como pessoas de forma excelente, tendo em vista que uma equipe motivada, alinhada com o propósito, executa processos e alcança resultados. 

Hoje, nós vamos te mostrar o que é uma liderança organizacional e como você pode desenvolvê-la na sua empresa.

O que é liderança organizacional?

Liderança organizacional é um estilo de vida dentro de uma empresa que influencia de forma positiva ou negativa os processos e os colaboradores.

Desde a escolha de estratégias, escolha e treinamento de funcionários, desenvolvimento, comunicação e relacionamento, gestão e performance, até direcionamento de próximos passos, que contribuem para o sucesso de uma organização. 

Um bom líder organizacional garante a motivação, visão e empenho de seus profissionais, com gentileza, exemplo e inspiração, atingindo de forma positiva até mesmo seus superiores. 

Assim, sabemos que contar com líderes excepcionais para a gestão de uma organização é essencial para destaque no mercado. 

Confira agora 3 dicas de como desenvolver a liderança organizacional na sua empresa:

Melhore os processos de comunicação

Não existe desenvolvimento efetivo de pessoal sem um bom relacionamento. As empresas que buscam líderes eficientes, devem investir tempo em desenvolvimento de técnicas de comunicação, tanto dos líderes para os colaboradores, quanto dos colaboradores entre si.

Um bom relacionamento, vinculado a contínua comunicação, feedbacks, direções verbais e escritas, geram confiança e motivação nos colaboradores.

É importante ressaltar que o desenvolvimento de comunicação deve ser feito tanto no contexto presencial como remoto, já que, hoje, contamos com redes sociais próprias para comunicação entre equipes. Se hoje essa é uma área sem muita atenção na sua empresa, o melhor a se fazer é reverter hoje mesmo esse cenário, antes de qualquer coisa. 

Leia o artigo – Os 3 perfis mais comuns de um Líder: Quais são e como isso na carreira?

Seja gentil, tenha empatia 

Ninguém gosta de se submeter a superiores que enxergam números e máquinas ao invés de pessoas.

Tenho quase certeza que alguma vez você já se deparou com um líder que não demonstrava preocupação, empatia e vontade de ajudar, e isso acabava desfavorecendo o resultado da empresa como um todo, já que, os colaboradores não se sentiam motivados, não existia conexão eficiente e a produtividade era menor.

Demonstrar esses sentimentos para a equipe (e isso não quer dizer envolver questões pessoais), é essencial para desenvolver sua liderança. Ações simples como ouvir mais, prestar atenção, entregar feedbacks motivadores, encorajar fazem toda a diferença nesse processo. 

Invista em Gestão Comportamental

Investir em análise e gestão comportamental é a opção ideal para identificar ou atrair novos líderes para sua empresa, já que, além de encontrar características de liderança em candidatos, você pode encontrar o perfil comportamental de seus colaboradores, podendo designar líderes certos de acordo com a sua equipe e até mesmo extrair novos líderes da sua própria equipe.

Assim, você tem uma visão mais ampla para desenvolver cada um dentro da organização. 

O C-VAT possui soluções específicas para isso, identificando e comparando o perfil do líder com a sua equipe para potencializar os resultados do grupo. 

Vimos que investir e desenvolver as lideranças da sua empresa é fundamental para o crescimento do negócio, além de melhorar a área de recursos humanos. Não perca tempo, comece hoje mesmo a colocar a gestão de pessoas em prática. 

Leia também – Onboarding: O que é e o que não pode faltar em uma empresa?

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.