fbpx
O Coaching como um Negócio

Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito do coaching e de como ele vem sendo importante no meio corporativo e profissional. A verdade, porém, é que por se tratar de um conceito relativamente novo, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto.

coaching

As perguntas mais comuns, por exemplo, giram em torno do que ele significa na prática e como funciona enquanto negócio. É exatamente visando esclarecer essas e outras questões, portanto, que preparamos este conteúdo. Siga conosco na leitura.

A origem e o que é Coaching

Atualmente, existem linhas de pensamento que defendem origens distintas para o termo coaching como o conhecemos hoje. Uma das mais aceitas, no entanto, leva em consideração o uso que se tornou comum por volta de 1850.

Na ocasião, o termo passou a ser atribuído a professores e mestres de universidades. Eles tinham status de tutores, já que ajudavam os estudantes na jornada acadêmica.

Muito antes disso, porém, ainda por volta da idade média, a palavra já era usada para descrever condutores de carruagens.

Apesar dessas duas aplicações, no entanto, por volta de 1950 o termo passou a ser associado à habilidade de gerenciar e “conduzir” pessoas. É esse conceito que hoje faz sucesso no mercado, contribuindo com o crescimento na carreira de milhares de pessoas anualmente.

Em outras palavras, portanto, o coaching é um processo e/ou metodologia que visa ajudar a atingir determinado objetivo. Ele se foca na melhoria de habilidades e competências que cada pessoa já possui, podendo ajudar qualquer um a alcançar o sucesso mais rapidamente.

Como o Coaching se tornou um negócio?

A parte do “business” relacionado ao coaching, surgiu de uma das mais antigas regras do mercado: a lei da oferta e procura. Isso significa que, se de um lado há alguém que precisa melhorar seu desempenho, do outro há um tutor para ajudar nesse processo.

Este tutor normalmente é capacitado não só por meio de teoria, mas também pela experiência. Em outras palavras, quer dizer que se trata de alguém que já comprovou um método na prática.

Por isso mesmo, está capacitado a ajudar outros a alcançarem os objetivos por meio de sua metodologia.

Graças a esse cenário, portanto, hoje existe um grande mercado em torno do tema. Na prática isso quer dizer que quase todas as áreas da vida podem ser melhoradas por meio da consultoria com um coach.

O coaching como assessoria pessoal

Agora, diferente do que muitos pensam, não são apenas as empresas e profissionais consolidados que podem se beneficiar de um bom coaching.

Atualmente, graças à modalidade conhecida como “assessment”, quem busca um novo rumo na vida, também encontra apoio para o autodescobrimento.

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.