fbpx
Fit Cultural: O que é como e como implantar na sua empresa.

“As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas e demitidas pelos seus comportamentos” com certeza você já ouviu essa frase famosa de uma dos maiores pensadores do ambiente organizacional do século XX, Peter Drucker. 

Mas hoje, em pleno século XXI, o desafio das empresas não para por aí.

Enquanto as empresas demitem seus funcionários por comportamento, do outro lado, os bons funcionários e que tem os comportamentos adequados atendendo o que as empresas buscam, estão se demitindo por não concordar com a cultura da empresa.

É como se fosse uma disputa, até certo ponto a pessoa não serve, a partir dali, a empresa é que não atende mais o desejo de carreira do funcionário.

Infelizmente, é uma situação onde todos perdem.

Você gostaria de aprender a como solucionar este problema e ajudar no processo de seleção de profissionais da sua empresa ou dos seus clientes,  tornando a gestão das pessoas uma poderosa ferramenta, capaz de atrair as pessoas certas e alinhadas com a empresa gerando resultados de impacto direto e significativos?

Eu tenho certeza que sim.

Então neste artigo, nós vamos conversar sobre este assunto e eu vou te mostrar que:

  1. Como funciona a “mão invisível” que controla a sua empresa.
  2. Como você pode “enxergá-la” com mais clareza.
  3. Como alinhar os 3 fatores mais importantes para reter os seus talentos.
  4. Como medir a cultura e o comportamento na empresa em números.

Vamos lá.

A “mão invisível” que controla a sua empresa.

É claro que usei o termo “mão invisível” como forma de exagerar e chamar a atenção para este tema. 

Quando uma pessoa inicia um negócio, a forma como as tarefas são realizadas, são muito próximas com a forma que faz as coisas no seu dia-a-dia.

Assim como, quando um grupo de pessoas resolve montar um negócio ou atuam dentro de uma empresa, a maneira como este grupo toma as decisões é o resultado da interação, da opinião e da forma que agem individualmente.

Esta maneira de controlar cada uma das atividades passa a fazer parte do status quo da organização, onde as pessoas não perguntam mais por que fazem daquela forma, mas sim, como se tivesse uma mão invisível apontando para qual caminho seguir.

Como você pode “enxergar” a mão invisível

Existem algumas maneiras de enxergar a forma como as coisas acontecem dentro de uma empresa. 

Pode ser através das histórias, símbolos materiais, rituais, linguagens, por exemplo.

Histórias

Você deve se lembrar da história do Wall Disney, do Henry Ford ou de outras pessoas que são verdadeiras referências no seu segmento de atuação: Bill Gates, Steve Jobes, Flávio Augusto ou Silvio Santos.

São pessoas que construíram uma história e seus negócios são reflexos de suas histórias.

Símbolos materiais

Os símbolos materiais servem para mostrar os elementos da história da empresa e quais são os valores que são importantes que são compartilhados. Um exemplo destes símbolos materiais são os carros para quem ocupa os cargos de gerente, diretor e cargos acima. 

Este símbolo contribui para mostrar que é uma empresa que valoriza as pessoas que desejam crescer na hierarquia da empresa.

Rituais

Os rituais ocupam um papel muito importante ao mostrar o que a empresa espera e valoriza dos funcionários.

Você já deve ter visto um grupo de funcionários fazendo o seu grito de guerra antes de um dia de trabalho. O grito de guerra tem por objetivo engajar o grupo e mostrar o nível de energia que será exigido para aquele dia.

Linguagem

Outra forma de identificar a cultura é através da linguagem. Algumas empresas ou segmentos de atuação usam termos que somente as pessoas que fazem parte conhecem, por exemplo, no segmento imobiliário, quem está começando na profissão é chamado de “calça branca” e quando você faz um “pirata”, você está buscando clientes para um empreendimento que ainda não foi lançado.

Dificilmente, alguém que não atua na empresa entenderá o que significa, assim como visitantes ou pessoas que estão de passagem na empresa, não entenderão.

Como você viu é possível, mas não tão simples.

Os 3 fatores importantes para reter seus talentos.

Você viu que as empresas tem sua própria forma de agir mesmo que a maneira de tomar as decisões nem sempre estejam visíveis a todos.

Viu que existem formas de reforçar isto através de símbolos, rituais etc.

Eu quero te mostrar que existem 3 componentes que podem descrever sua empresa e tornar mais claro a forma como as pessoas atuam. São eles:

Cultura Real

Definimos como Cultura Real a forma como as pessoas que fazem parte da empresa atuam e percebem que determinadas escolhas ou condutas são preferidas em relação a outras.

Vamos para alguns exemplos práticos:

Se você for a um centro comercial qualquer e entrar em três lojas de departamentos, das grandes redes, para comprar um armário de cozinha, verá que, mesmo sendo lojas próximas, que vendem os mesmos produtos, dos mesmos fabricantes, cada loja é diferente umas das outras, mas semelhantes as outras da rede que fazem parte.

Outro exemplo, vamos pensar nos refrigerantes, eles passam por processos de produção semelhantes, usam ingredientes comuns, mas tem sabores diferentes entre si. Alguém acostumado a beber um tipo específico consegue diferenciar ou perceber que o sabor ou a quantidade de gás é diferente entre eles.

Assim é a Cultura Real da sua empresa, ela não consta em uma cartilha, mas é vista como a melhor forma de fazer algo dentro da empresa.

Se um funcionário decidir trocar todo o lay-out de uma loja de rede arbitrariamente, corre o risco de ser demitido sem nem descobrir a causa.

Está é a Cultura Real de uma empresa, os parâmetros que estão enraizados na empresa, que são vistos por quem faz parte dela e que determinam a tomada de ações.

Cultura Ideal

Enquanto a Cultura Real representa a cultura principal da empresa, a Cultura Ideal é a possibilidade de incorporar as percepções dos funcionários à cultura da empresa e gerar uma contribuição para a melhoria da empresa como um todo.

A Cultura Ideal é construída a partir do ponto de vista dos funcionários. Ela procura identificar quais atividades ou maneiras de tomada de decisão deveriam ser implantadas na empresa?

Está é a Cultura Ideal. 

A forma como os funcionários acreditam que a empresa deveria ser.

Valores Pessoais

A palavra “valor” tem muitos significados, pois é usada em diversos contextos, por exemplo: no Direito, na Economia, no estudo do comportamento humano entre outras áreas.

Valores Pessoais representam as preferências de escolhas, feitas pelas pessoas, quando solicitadas que escolham entre duas ou mais opções. 

Por exemplo, uma pessoa pode ter um compromisso com hora marcada e ter as seguintes opções: 

  1. chegar no horário
  2. chegar antecipado
  3. não se preocupar com o horário
  4. preferir ficar jogando vídeo game e não ir

A escolha por uma das opções acima, representa o Valor Pessoal referente ao tempo ou ao compromisso assumido.

Por quase 10 anos, estudo a forma como estes três componentes estão alinhados: Cultura Real, Cultura Ideal e Valores Pessoais, e quanto mais alinhados estão entre si, maior significado os funcionários vêm em seu trabalho e, consequentemente, fazem com que prefiram continuar na mesma empresa ao invés de buscar outra que a cultura esteja mais próxima dos seus valores.

A este processo, chamamos de Fit Cultural.

Acesse o link abaixo e fale com um dos nossos Consultores sobre como usar a Ferramenta C-VAT nos seus processos de FIT Cultural.

https://cvatbrasil.com/supor

 

Até mais.

Sobre o Autor

6 Comentários