Imagine um mundo onde a carreira não precisa mais ser escolhida, mas apenas designada a pessoa; garantindo-lhe a felicidade absoluta. Não é necessário ir muito longe para perceber que, para isso acontecer, seria necessário abrir mão de liberdades e reflexões corriqueiras que qualquer trabalhador possui. Esse é o cenário mais comum das distopias do século passado.
Felicidade na Carreira em um Mercado de Rápidas Impressões
Entretanto, o mercado procura resultados rápidos e perfis estereotipados. Um estudo mostra que a famosa “primeira impressão” precisa de apenas 300 a 500 milésimos de segundo para ser formada, sem a necessidade da presença física. E resumir quem és, numa página que deve conter apenas formações, parece injusto, senão impossível.
Ou seja, nenhuma empresa contrata seus funcionários conhecendo-os por completo, somente a versão que criaram pelo que você ofereceu-lhes. E por mais que a troca pareça justa, reafirmada por uma ideia de privacidade, a mais comum pergunta: “como que a empresa sabe que estou feliz dando o máximo de mim mesmo?” nunca é colocada no sentido contrário: como que a empresa poderia saber se estou feliz e se estou dando o máximo de mim mesmo?
A resposta é simples e direta: eles não sabem, assim como você não sabe se está completamente feliz. E embora a maior tendência comportamental do século XXI seja a alta rotatividade, apelidada de job hopping, não é isso que vai garantir que a satisfação pessoal e profissional aconteça. Mesmo assim, a boa notícia é que essa situação é comum a todos. E justamente aqui que deve morar o seu destaque: o autoconhecimento.
Autoconhecimento: A Jornada para Alcançar o Sucesso e Satisfação na Carreira
Fugindo de todo esoterismo de achar que esse conceito é ligado a signos ou símbolos, o autoconhecimento é uma chave para “aprender a ser o máximo de si mesmo”, garantindo, indiscutivelmente, melhores resultados. É uma ferramenta para ser holístico, isto é, integral e consciente do seu todo.
E como encontrar isso? Ora, num processo em que suas ações são analisadas, e seus comportamentos, compreendidos. Existem diversos caminhos para se conhecer melhor — afinal, autoconhecimento é apenas isso. De uma atividade física a uma sessão de terapia, tudo que contribui para esse seu desenvolvimento específico serve como um atalho para evoluir nessa trajetória.
Existem também ferramentas que te trazem resultados diretos. Quantas vezes numa entrevista já perguntaram seu perfil no DISC. Ou no MBTI. Mas é o que comentamos anteriormente, empresas que procuram resultados rápidos e perfis estereotipados nem sempre buscam o melhor de seus colaboradores.
C-VAT Carreira: Encontre Sua Verdadeira Compatibilidade Profissional para a Felicidade
É aqui que mora o diferencial do C-VAT Carreira. Para nós, é essencial entender que o trabalho é apenas uma das áreas da vida, e por isso, o seu resultado é gerado a partir da sua resposta em um teste de autoconhecimento de, no máximo, 8 minutos.
Não sugerimos um perfil exato, mas a compatibilidade do seu eu com determinada área. Afinal, acreditamos que não há caminho melhor para a felicidade do que a sua realização plena e consciente dentro de uma empresa.
O que você está esperando para ser feliz? Clique aqui e conheça o nosso Guia de Sucesso Profissional – CVAT Carreira
Sobre o Autor