Foi a partir deste pensamento que, no início dos anos 1980, como parte do conteúdo intelectual para obtenção do título de PhD em Comportamento Organizacional pela Universidade de Cornell (EUA), o americano Reed Elliot Nelson iniciou o desenvolvimento de uma ferramenta com o objetivo de mensurar e representar graficamente os valores pessoais e culturais dos mais diversos tipos de organizações.
Ainda durante a etapa de desenvolvimento, esta ferramenta recebeu o nome C-VAT (Culture and Value Analysis Tool), que na tradução para o português significa ‘Ferramenta de Análise dos Valores Pessoais e Culturais’.
Autor da metodologia C-VAT (Culture and Value Analysis Tool) e dos instrumentos Perfil de Valores Pessoais (PVP) e Perfil de Valores Agregados (PVA), utilizados nacional e internacionalmente em pesquisas sobre Cultura Organizacional, Valores, Turnover, entre outras temáticas comportamentais. PhD em Comportamento Organizacional pela Cornell University. Professor Emérito da Southern Illinois University. Editor Adjunto da Revista Administrative Science Quarterly (2000-2005).
A Ferramenta de Análise dos Valores Pessoais e Culturais CVAT foi desenvolvida pelo PhD. Reed Elliot Nelson como parte de seu vasto trabalho acadêmico sobre Comportamento Organizacional pela Universidade de Cornell (EUA), sendo que o dinamismo e o nível de precisão avaliativa do instrumento fizeram com que rapidamente cruzasse fronteiras.
Por isso, o CVAT está presente em diversos países do mundo como: Estados Unidos, França, Alemanha, China, Singapura, Índia e, finalmente, no Brasil.
A evidência desse sucesso se concretizou em 2015, quando o CVAT foi eleito por milhares de profissionais de RH de Singapura como a Melhor Ferramenta de Assessment da Ásia (Vendors of the Year). Por todo planeta, pessoas estão sendo capacitadas a todo instante a como ampliar seus resultaods com o uso dessa ferramenta em seus processos de mentoria, aconselhamento e consultoria.
Em 2011, eu, Clóvis Soler, iniciei meu processo de doutorado em Administração de Empresas e tive o privilégio de ter o professor Reed Nelson como meu orientador. Desta forma, o C-VAT me foi apresentado, a princípio, também como um instrumento para realização de um trabalho acadêmico. No entanto, a medida que fui me aprofundando no estudo da ferramenta e descobrindo suas diversas possibilidades de aplicação, percebi que o mesmo impacto positivo que ela já tem em outros países poderia ser replicado aqui no Brasil.
Clovis Soler
Foi desta maneira que, em 2015, ao ter a minha tese aprovada, também tive a honra de me tornar o Representante da Ferramenta C-VAT no Brasil ao lado de Max Gines, que é Especialista em Gestão de Pessoas.
Na época, a Max atendeu o professor Reed em um processo de Coaching utilizando o seu resultado do teste C-VAT como base para o desenvolvimento do seu acompanhamento. Essa foi a primeira vez que alguém fez uma devolutiva sobre o perfil comportamental dele, que ficou bastante surpreso com a precisão da leitura e convencido de que ela é a pessoa mais qualificada do país para ensinar outras pessoas a também utilizarem a ferramenta em seus processos.
Max Gines
Desde então, temos desenvolvido cursos e treinamentos de capacitação do uso da ferramenta para consultores, recrutadores, profissionais de RH, treinadores, orientadores vocacionais, psicanalistas, coaches e principalmente pessoas que acreditam no poder de transformar valores em resultados.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a Ferramenta de Análise dos Valores Pessoais e Culturais e sobre o poder dos valores pessoais na transformação de pessoas e empresas, temos um convite para te fazer: você também pode fazer parte da Família C-VAT!
Até o momento, mais de 25 mil testes já foram rodados e a família C-VAT não para de crescer: já são mais de 800 alunos formados, de todos os estados do Brasil, revolucionando a maneira de fazer o seu trabalho através dessa metodologia extraordinária e qualificando outros profissionais para fazerem o mesmo.
Você pode se tornar parte da nossa equipe e aprender a como se destacar no seu mercado utilizando essa metodologia internacional em seus processos e consultorias.
Esperamos você!
Grande abraço,
Reed Nelson, Clóvis Soler e Max Gines.
Quero mais informações sobre o CVAT