fbpx
O que é a Rotatividade nas Empresas e a sua Solução

Por um acaso você já escutou sobre Rotatividade Empresarial (ou Turnover)? Você sabe o que é ou quais as consequências desse fenômeno para uma empresa? 

Esse artigo abordará sobre a definição desse conceito, além das causas, consequências e a solução para esse fato em uma corporação. 

O que é Rotatividade nas Empresas?

O Turnover é relacionado ao desligamento e entrada de novos funcionários em uma empresa, ou seja, é o fluxo de demissões e admissões ocorridos em uma organização por determinado período de tempo.

Quais as Causas do Turnover?

As causas desse fato, normalmente, estão ligadas a um mal gerenciamento de uma empresa, haja vista que está diretamente relacionada à falta de motivação e incentivo dos funcionários.

A partir disso, segue uma lista de exemplos de má gestão que culminam na Rotatividade das Empresas:

  • Motivação: Em muitas empresas a ausência de perspectiva de crescimento ou o simples reconhecimento do profissional como parte indispensável de uma organização é um fator que provoca uma maior Rotatividade. 
  • Clima Organizacional: Algumas instituições são conhecidas por um Clima Institucional pesado ou prejudicial à produtividade dos funcionários, que é responsável pela falta de interesse ou até a não adequação do trabalhador aos valores defendidos pela empresa.
  • Liderança: Um líder bem-sucedido e que conheça a equipe que trabalha é o que falta na maioria das empresas para que seja capaz de alavancar resultados e impulsionar os seus colegas de trabalho. 
  • Benefícios: Alguns benefícios instituídos acabam não dialogando com a realidade dos trabalhadores, o que acaba não gerando o retorno esperado e não incentivando os beneficiados.

Quais os Custos para uma empresa com alta Rotatividade?

Para contratar um novo colaborador uma série de investimentos são necessários: como a propaganda, o atendimento aos candidatos, o tempo dos recrutadores etc.

Além disso, para a seleção, o treinamento e o desligamento dos trabalhadores é preciso uma grande aplicação de recursos financeiros além da dedicação de várias partes da empresa.

Por isso, a Rotatividade nas Empresas é algo extremamente custoso para uma companhia, tanto em quesitos financeiros quanto produtivos, pois demanda atenção dos recrutadores e treinadores encarregados de prepararem o novato aos padrões da empresa.

Solução para a Alta Rotatividade das Empresas:

Para que uma empresa não gaste com o alto fluxo de demissões e admissões, uma possível solução para esse problema é a melhor ferramenta de Assessment, o C-VAT. 

Esse dispositivo serve como um teste/questionário, gerando um Relatório de Perfil Comportamental que ajuda a analisar melhor os entrevistados e avaliar se seus valores e personalidades estão de acordo com os valores e normas da instituição. 

Logo, para solucionar diretamente as questões de Motivação, Clima Organizacional e Benefícios através do alinhamento de expectativas e perspectivas tanto da empresa quanto do empregado, essa ferramenta auxilia por meio de um maior conhecimento dos candidatos e trabalhadores de uma empresa.

 

Até o próximo post,

Clovis

 

Foto:Construção vetor criado por vectorpouch – br.freepik.com

Tags: | | |

Sobre o Autor