Os 3 perfis mais comuns de um Líder: Quais são e como isso na carreira?

De modo geral, o papel do líder dentro de uma organização é promover a ligação necessária entre os membros de uma equipe, alinhando os objetivos em comum e, por isso, é um fator decisivo para o sucesso ou fracasso da empresa.

Um líder não nasce líder, ao longo de sua vida ele desenvolve e aperfeiçoa habilidades e competências que são importantíssimas para quem deseja alcançar um cargo de liderança.

Todo líder, apesar de possuir características semelhantes num modo geral, contam com particularidades na forma de gerenciar processos e pessoas, influenciadas por sua própria personalidade como também pelas situações de trabalho em que são expostos.

Hoje, vamos te mostrar os 3 tipos de liderança mais conhecidos tipos de liderança. Confira:

Líder Autoritário

Muito mais comum antigamente, porém ainda visto em muitas organizações, o líder autoritário é aquele que foca seus esforços na cobrança de tarefas baseadas em regras, jamais levando em consideração o que o subordinado tem a dizer.

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, como já ouvimos muito por aí. 

Na prática, o líder define quem, como, onde e quando determinada tarefa será feita, sem considerar condições de nenhum desses fatores.

Uma das maiores desvantagens deste tipo de liderança é não conseguir aproveitar todo potencial do liderado. 

Normalmente, neste tipo de liderança, a equipe é desmotivada, sem visão de crescimento pessoal e profissional, que muito se dá pela demonstração excessiva de poder e falta de feedbacks.

Líder liberal

Totalmente contrário do líder autoritário, o liberal permite que a equipe tenha autonomia sobre as decisões no ambiente organizacional, dificilmente aplicando punições, mesmo que construtivas. A demonstração de autonomia dessa liderança aumenta a motivação dos colaboradores, mas pode facilmente se transformar em um problema pela falta de “pulso firme”. 

Não exercer o comando com o time pode prejudicar resultados e desempenho dos profissionais, que se sentem perdidos ao executar suas atividades e perdem o senso de hierarquia na empresa, o que gera a falta de respeito e possíveis desavenças.

Leia o artigo:

Descubra o que é Liderança e o segredo para ser um líder bem-sucedido

Líder democrático

A característica principal deste tipo de liderança é o equilíbrio. Ela fornece feedbacks, distribui comandos assertivos, ao tempo que aceita sugestões e até mesmo críticas. De modo diferente do líder liberal, esse líder assume todas as responsabilidades do cargo e orienta constantemente os subordinados, sendo encorajador, inspirando pelo exemplo e não pelo poder. 

O alvo dessa liderança é fornecer o match perfeito entre os objetivos da empresa e as condições atuais dos liderados, visando os resultados desejados pela organização. 

Ser líder é estar em constante qualificação, motivando seu time e levando a organização a alcançar seus objetivos, para isso separamos algumas dicas para que você desenvolva suas habilidades na liderança: 

  • Conheça a organização em que trabalha
  • Valorize seus colaboradores 
  • Recompense ações assertivas 
  • Descentralize o poder 
  • Invista em comunicação interna 

E você, conhece algum líder que se enquadra em um desses perfis? Comente.

E para ajudar a identificar dentro da sua equipe quais colaboradores tem o melhor perfil para se tornarem líderes, você pode utilizar o C-VAT, com ele você conseguirá alcançar entre 96% e 100% na assertividade da contratação e promoção de seus colaboradores.

Leia também: O que é Liderança e qual é a importância do autoconhecimento para ela?

Sobre o Autor

3 Comentários