fbpx
Gestão de RH: Quais as melhores ferramentas para um bom trabalho?

A gestão de RH é um assunto que tem gerado inúmeros debates ao longo dos últimos anos. A razão é que se trata de uma área em constante evolução e que engloba uma série de fatores determinantes para o sucesso.

Dentre estes fatores, destacam-se, por exemplo, as ferramentas de trabalho, fundamentais para um bom gerenciamento em qualquer setor. Na sequência falamos a respeito de sua importância nos processos de RH e sobre as opções indispensáveis na atualidade.

A importância das ferramentas

Dizer que uma boa Gestão de RH passa pela escolha de boas ferramentas de trabalho é praticamente “chover no molhado”. Isso porque, são essas ferramentas que otimizam todo o processo em torno da tomada de decisão e até da rotina de trabalho.

Em outras palavras, isso quer dizer que, a escolha das ferramentas corretas pode melhorar o ambiente, mas não só isso. Ainda que indiretamente também ajuda a obter melhores resultados.

Dito isso, é hora de conhecermos algumas das ferramentas essenciais disponíveis atualmente.

1. Trello – melhor gerenciamento de metas e tarefas

Para alcançar os objetivos da organização, a gestão de RH precisa saber mobilizar pessoas, definir metas e direcionar as ações das equipes. Diante disso, uma ferramenta que pode ser de grande utilidade no processo é a Trello.

Trata-se de um app de fácil utilização e que ajuda a organizar diversos times em torno de um único objetivo. Em outras palavras, ele serve para dividir tarefas e controlar o fluxo de cumprimento de metas.

Além disso, ele também facilita a comunicação entre as equipes, otimizando assim o processo de trabalho.

Clique aqui e comece a usar o Trello gratuitamente

2. Dropbox e Google Drive: informações mais seguras

Esses dois serviços têm em comum o fato de permitirem o compartilhamento de documentos, concedendo permissões diferentes para cada usuário. Além disso, eles também permitem a preservação de documentos de maneira fácil.

Um cenário bem diferente da época em que era preciso lidar com salar e prateleiras cheias de papéis arquivados. Isso é possível porque os arquivos podem ser editados, gerenciados e até certificados pela própria internet, armazenados na nuvem.

Além disso, essas ferramentas oferecem vantagens como:

  • backup das informações;
  • possibilidade de serem acessadas só por quem é autorizado;
  • registro de quem acessou; e
  • histórico de alterações, dentre outros.

3. Evernote

A produtividade é importante para o crescimento de qualquer projeto, e o Evernote é uma das principais ferramentas para melhorar esse aspecto. Isso porque ajuda os colaboradores a reduzir o tempo perdido no planejamento das ações.

Com ele é possível catalogar dados e ideias, que posteriormente podem ser acessadas de forma simples. Como se não bastasse, a ferramenta ajuda a lembrar dos prazos, o que impulsiona o colaborador no cumprimento das tarefas.

Clique aqui para fazer o download do Evernote

4. Uma boa plataforma assessment

Além das ferramentas que se relacionam diretamente com a rotina de trabalho do RH, existem também as que contribuem adicionando valor à jornada.

Nesse caso, se destaca uma boa solução assessment, que ajuda no mapeamento de perfil comportamental. Isso é essencial para garimpar e reter os melhores talentos, sendo fundamental na gestão de RH.

É aí que entra a solução da ferramenta CVAT. Trata-se de um software de perfil comportamental que identifica em que medida nossos Valores Pessoais influenciam nossas escolhas e atitudes que causam efeito direto no nosso resultado pessoal e profissional.

A partir dos resultados coletados, é traçado um relatório que fornece um diagnóstico aprofundado e completo sobre cada perfil.

Você pode clicar aqui para entender como funciona e como isso pode ser diferencial que você busca trazer para empresa.

Sobre o Autor

6 Comentários