Definitivamente, o que faz toda diferença para que um processo de recrutamento e seleção seja assertivo é uma boa avaliação. Por isso, descubra qual foi a Eleita Melhor Ferramenta de Assessment e como ela pode ser útil para o seu negócio.

 

Assessment: o que significa?

A palavra “assessment” significa ‘avaliação’– logo, uma ferramenta de assessment serve justamente para auxiliar recrutadores na avaliação dos candidatos.

Geralmente, eles funcionam em formato de um teste/questionário, gerando como resposta um Relatório do Perfil Comportamental do respondente.

Image: Freepik.com

Para que serve um Assessment?

Toda pessoa possui pontos fortes, e antes de contratar alguém é extremamente relevante certificar que estes estão de acordo com a Cultura e Valores da Empresa.

Por isso, esses testes podem mensurar alguns comportamentos, resultando em uma seleção mais assertiva que diminui a rotatividade.

Além disso, ao mesmo tempo que é útil para que a Empresa conheça o contratado, também serve para ele como um instrumento de Autoconhecimento.

 

Conheça o C-VAT (Análise de Perfil e Valores Pessoais)

Essa ferramenta foi desenvolvida em 1985, nos EUA, por Reed E. Nelson, PhD em Comportamento Organizacional pela Universidade de Cornell.

O C-VAT foi criado com o objetivo de mensurar o impacto dos Valores Pessoais de cada indivíduo nos seus resultados pessoais e profissionais.

Reed Nelson em evento de Formação de Analista Comportamental C-VAT em São Paulo, 2018.

Além disso, também pode ser utilizado para fazer um diagnóstico de como a Cultura de uma Empresa reflete no alcance de suas metas.

Logo, o teste pode ser utilizado para:

  • Consultoria Empresarial
  • Recrutamento e Seleção
  • Treinamentos de Equipes
  • Orientação Vocacional
  • Autoconhecimento
  • Atendimento profissional (Psicanalistas, Coaches,…)
  • Outros

 

A melhor ferramenta de Assessment

Essa ferramenta, presente em diversos países, foi eleita em 2015 por profissionais de RH de Singapura como a Melhor Ferramenta de Assessment na Ásia.

Vencedores de prêmio do Vendors of the Year 2015, Singapura. Foto de Aditi Sharma Kalra.

No mesmo ano, ela chegou comercialmente ao Brasil, sendo representada pelo Doutor em Administração Clóvis Soler e pela Especialista em Gestão de Pessoas Max Macedo.

Desde então, eles tem treinado pessoas de todo país para que também possam aplicar o teste em seus processos, recrutamentos e consultorias.

 

Como funciona o Relatório de Valores Pessoais

Diferente de outras ferramentas de assessment, nenhum resultado é igual ao outro: assim como cada pessoa é única, cada relatório é único.

Isso porque o resultado é dividido em 16 subdimensões, que indicam a intensidade com a qual cada pessoa é afetada por cada um dos principais Valores Pessoais.

Por isso, não é possível fazer a análise do Perfil Comportamental apenas com o indicativo de uma subdimensão, mas avaliando o resultado completo.

Simulação de Relatório de Perfil Comportamental C-VAT

 

8 Perfis Comportamentais

No entanto, ao longo do tempo, estudos revelaram que alguns grupos de pessoas possuem traços semelhantes. Por isso, o Relatório de Carreira C-VAT indica com qual dos 8 Perfis Comportamentais mais comuns o seu teste mais se parece:

  1. Networker
  2. Cuidador
  3. Expressivo
  4. Perfeccionista
  5. Organizador
  6. Artesão
  7. Investigador
  8. Artístico

 

Sobre o Autor