Ser pontual pode ser um grande desafio. No entanto, é inegável que atrasos constantes causam uma série de problemas, principalmente quando acontecem dentro do campo profissional: o atraso de uma única pessoa pode prejudicar a produtividade de uma equipe inteira.

Por isso, hoje resolvi trazer 4 Técnicas para tornar sua Equipe mais Pontual, baseadas em dados e estudos científicos. Pronto?

 

  1. Utilize aplicativos de Gestão de Tarefas

Em um estudo realizado por Diana DeLonzor, enquanto escrevia seu livro ‘Never Be Late Again: 7 Cures for the Punctually Challenged’, foi relevado que a percepção de tempo é completamente diferente para pessoas pontuais e atrasadas.

Por isso, a gestão de tempo deve ser muito bem articulada, de forma que todos consigam terminar dentro do prazo. Existem muitos recursos no mercado hoje que tornam essa administração muito mais simples, como o Monday.com e o RescueTime.

 

        2. Faça (menos) escolhas

 A psicóloga Kathlen Vohs, da Universidade de Minnesota, fez uma série de testes. Em um deles, dois grupos deviam fazer exercícios para ganhar recompensas, mas com uma diferença: um deles pode escolher antes, em um catálogo, o que iriam ganhar.

O resultado foi que o grupo que não teve que escolher teve um desempenho melhor. Logo, a conclusão que os pesquisadores chegaram é que o cérebro tem uma quantidade limitada de escolhas para serem feitas.

Por isso, deixe uma programação feita com antecedência: isso vai evitar que a equipe tenha que fazer muitas escolhas na hora, acabe se desgastando e atrasando o que tem mais prioridade.

 

3. Faça listas (e as cumpra!)

Segundo o psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton no Canadá, a procrastinação como a causa do atraso é um problema emocional: quando alguém não consegue se sentir satisfeito com o que faz, passa a acumular tarefas interminadas como tentativa de não se frustrar.

Assim, pelo acúmulo de coisas para fazer, aquilo que precisa ser entregue na data acaba sendo adiado. Por isso, é muito importante fazer listas, e saber exatamente o que é prioridade para um dia de cada vez.

 

 

4. Tenha uma boa Ferramenta de Assessment

No entanto, se você quiser evitar esse tipo de situação logo no momento da Contratação, eu recomendo a ferramenta de assessment C-VAT.

Através de uma Análise dos Valores Pessoais de cada candidato, você poderá saber exatamente quem valoriza o cumprimento de prazos e deve ocupar a posição que necessita dessa característica.

 

 

Sobre o Autor

2 Comentários